Mais de 300 estudantes de Jaguaruna têm uma programação especial para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Nesta segunda-feira, a Jaguaruna Saneamento levou sua equipe até a Escola Básica Municipal Antônio João Mendes, no bairro Camacho. Durante todo o dia, 169 alunos do primeiro ao quinto ano receberam informações sobre a importância da água tratada e dos cuidados com este recurso vital para a saúde das pessoas. Os estudantes também conheceram uma miniestação de tratamento, para entenderem melhor o processo até a água potável chegar às suas casas.
Nesta terça-feira, a visita será realizada na Escola Especialista da Educação Básica Campos Verdes, no bairro Campo Bom, pela Águas de Jaguaruna. Participarão 154 alunos. Na sexta-feira, a equipe administrativa do Grupo Atlantis, ao qual pertencem a Jaguaruna Saneamento e a Águas de Jaguaruna, fará uma visita para conhecer a Estação de Tratamento no município de Gravatal, que também faz parte do Grupo.
As ações nas escolas têm como objetivo aumentar a conscientização dos alunos e de suas famílias sobre o valor da água tratada. Todos os estudantes também receberam um material impresso, ilustrado e lúdico, com orientações sobre o melhor uso da água. "Apesar do nosso planeta ter mais de 70% de sua superfície composta por água, apenas uma pequena porção pode ser utilizada para consumo humano. É importante compreender que a água potável do nosso planeta é um recurso limitado e está cada vez mais escasso”, lembra o folheto distribuído. Por isso, "é necessário que cada um de nós faça a sua parte para proteger este recurso tão valioso, a fim de evitar o seu desperdício”.
"Moramos em uma comunidade que é praticamente cercada pelas águas. Água doce da Lagoa do Camacho, água salgada do Oceano Atlântico e água dos lençóis freáticos. Dependemos desses ricos ecossistemas como meio de subsistência. Dessa forma, para que futuramente possamos continuar com nossa maior riqueza, precisamos despertar nas crianças e adolescentes a conscientização dos cuidados que devemos ter para proteger a água e a vida”, lembrou Humberto Mendes, diretor da Escola Básica Municipal Antônio João Mendes. Ao agradecer a Jaguaruna Saneamento, ele destacou ainda que "os alunos adoraram a palestra, pois puderam tirar suas dúvidas e expor suas ideias”.